No dia 15 de outubro, começaremos o IV Acampamento Inclusivo com a roda de conversa “Saberes Indígenas na Escola: Educação que Valoriza a Cultura e a Identidade”, um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da educação escolar indígena construída a partir dos conhecimentos ancestrais, da língua e da história dos povos originários.
A atividade surge como desdobramento da formação Ação Saberes Indígenas na Escola, iniciada em 2024, que conta com dois núcleos no território Potiguara da Paraíba, vinculados à UFCG e à UFPB. Essa formação continuada de professores indígenas tem como propósito fortalecer os saberes tradicionais, promover práticas pedagógicas interculturais e apoiar a produção de materiais didáticos próprios, desenvolvidos em diálogo direto com as lideranças e anciãos Potiguara.
Mais do que uma ação pedagógica, a iniciativa representa a valorização da experiência de aprender com quem guarda a memória e a sabedoria coletiva: os anciãos e lideranças indígenas. Esse processo possibilita que professores Potiguara compartilhem seus conhecimentos e os entrelacem em práticas escolares, promovendo um ensino que respeita e fortalece a identidade do povo.
Os saberes indígenas, transmitidos de geração em geração, são uma verdadeira riqueza cultural que oferecem uma perspectiva única sobre o mundo e a vida. Preservá-los é fundamental para assegurar a continuidade da cultura, da língua e da identidade Potiguara.
Cada edição da formação tem proporcionado experiências únicas, que resultam não apenas na socialização de conhecimentos, mas também na produção de materiais didáticos próprios, alinhados à realidade do território. Esses materiais se tornarão parte do acervo das escolas indígenas, funcionando como ferramentas de ensino, pesquisa e preservação da memória coletiva.
Ao integrar a programação do Acampamento, a roda de conversa reafirma a importância de discutir a educação escolar indígena a partir do chão da escola e da comunidade Potiguara. Mais do que um debate, será um momento de compartilhar saberes, fortalecer identidades e garantir que a voz indígena esteja no centro das práticas educativas.
Se inscreva gratuitamente no Acampamento Inclusivo aqui.