Notícias

Mesa de Debate “Vozes do Passado” destaca a comunicação ancestral e a preservação cultural Potiguara

No dia 16 de outubro, a programação do IV Acampamento Inclusivo receberá a mesa de debate “Vozes do Passado: O Papel da Comunicação Ancestral na Preservação Cultural e Identidade Indígena”, que terá como foco a importância das práticas comunicativas tradicionais na resistência e fortalecimento da identidade dos povos indígenas, em especial do povo Potiguara da Paraíba.

A atividade contará com a participação de Tamara Rodrigues, do projeto Memórias Potiguara, que apresentará como as novas formas de comunicação têm sido utilizadas como instrumentos de memória, resistência e transmissão de histórias contadas pelo próprio povo.

 

Comunicação como resistência e identidade

A oralidade, as narrativas ancestrais e os registros contemporâneos se complementam, formando uma rede que mantém vivas as tradições e valores indígenas. Essa comunicação, feita a partir do olhar do próprio povo Potiguara, reafirma processos históricos, preserva a memória coletiva e fortalece a identidade cultural diante dos desafios atuais.

A mesa propõe, portanto, uma reflexão sobre como as “vozes do passado” continuam a ecoar no presente, sendo revitalizadas por meio de diferentes linguagens e tecnologias, sem perder a essência ancestral que marca a história dos Potiguara.

 

Um encontro para fortalecer memórias

Ao trazer este debate para dentro do Acampamento, reafirma-se o compromisso do evento em valorizar os saberes tradicionais, estimular o diálogo intercultural e promover a inclusão. Mais do que um espaço acadêmico, é um convite para ouvir, aprender e reconhecer a força da comunicação ancestral como ferramenta de resistência e continuidade cultural.

 

Se inscreva gratuitamente no Acampamento Inclusivo aqui.

APOIO

Instituições parceiras que apoiam o evento