Para participar do IV Acampamento Inclusivo, o professor Djalma Luiz do Nascimento Dantas e de seus dedicados alunos da EMEIEF Maria Cândido de Oliveira, trarão ao acampamento o lançamento do livro digital fruto do projeto “Akangatu: Inventário Juvenil do Patrimônio Cachoeirense”, que resgata a identidade, a memória e o patrimônio cultural do município de Cachoeira dos Índios (PB).
Um projeto que reescreve a história local
O livro é parte do trabalho de mestrado do professor Djalma e foi construído com forte envolvimento dos estudantes, resultando em um inventário colaborativo que valoriza as tradições, memórias e narrativas da comunidade.
Chamada de “Akangatu”, palavra que significa “memória” em tupi-guarani, a pesquisa reuniu mais de 50 fontes orais, depoimentos de moradores e fontes documentais. Além disso, a descoberta de quatro cachoeiras e vestígios cerâmicos com idade estimada entre 600 e 800 anos, no sítio arqueológico Boa Fé, validou o nome do município e reforçou sua ancestralidade indígena.
O livro digital, fruto desse processo de construção coletiva, representa uma ferramenta educativa e identitária para as escolas locais, bibliotecas e para o próprio território.
Premiação nacional e reconhecimento social
O projeto “Akangatu, o Levante da Memória”, criado por Djalma em sua pesquisa de mestrado, foi laureado com o 1º lugar no Prêmio Déa Fénelon de Ensino de História considerado o “Oscar” da área, durante o 33º Simpósio Nacional de História. É a primeira vez que um trabalho da Paraíba recebe essa honraria.
Durante a premiação, transmitida ao vivo pelo programa Olho Vivo, o professor emocionado afirmou: “Nós, eu e meus estudantes…, somos os primeiros paraibanos a vencer este prêmio (…) é na educação básica que tudo acontece”. O destaque nacional é também um marco para o sertão paraibano, demonstrando que pesquisa e ensino de qualidade podem emergir de qualquer região do país.
No IV Acampamento Inclusivo: patrimônio, memória e protagonismo juvenil
A presença de Djalma e seus alunos no Acampamento agrega valor acadêmico e simbólico. Eles conduzirão sessões de apresentação do livro, rodas de leitura e dinâmicas sobre valorização do patrimônio e protagonismo juvenil no território. Essa participação fortalece a missão do Acampamento de integrar saberes tradicionais, respeitar a diversidade cultural e promover a inclusão digital e educacional.
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