Notícias

Segunda edição do Acampamento Inclusivo tem solenidade de abertura prestigiada

Teve início no último dia 13 de dezembro, na Aldeia Alto do Tambá, em Baía da Traição- PB, a segunda edição do Acampamento Inclusivo que se estendeu até o dia 15 de dezembro com uma vasta programação. O evento foi realizado pela a Associação Nacional para Inclusão Digital-ANID, pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br).

O primeiro dia foi marcado por uma mesa de debates sobre a juventude indígena e de como ela tem se comportado mediante suas origens; palestras sobre: cuidados com o uso da internet; racismo nas redes sociais; proteção de dados e respeito à privacidade dos povos indígenas e oficina de robótica.

A solenidade de abertura contou com a participação de Luiza Iolanda, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação em Ensino Superior representando o Governador João Azevedo, a Secretária de Educação do município de Baía da Traição, Fátima Lima representando o prefeito Sérgio Lima, a vereadora do PC do B de Campina Grande, Jô Oliveira, o coordenador da secretaria de Turismo de Baía da Traição, responsável pela logística do evento, o cacique Clóvis Santana, da Aldeia do Tambá e Percival Henriques, presidente da ANID-PB.

No uso da sua fala, Luiza Iolanda que atua como assessora de inovação da Secties, destacou a realização do acampamento, dada a sua importância para o Estado, para a região, e a comunidade indígena. Ela falou da ação inovadora trazida para o evento que foi o Game Jam, onde os participantes iriam atuar como desenvolvedores de jogos), com o tema voltado para cultura indígena - “uma atividade pioneira, é inédito e representativo e queremos que ações como essas possam se repetir em acampamentos futuros”.

A secretária de educação de Baía da Traição, Fátima Lima agradeceu a ANID por acreditar no trabalho em conjunto com a gestão municipal e enfatizou a relevância do evento para todos participantes, com uma programação voltada para temática da tecnologia e inclusão digital, com dias de muito conhecimento e aprendizado”.

Clóvis Santana, cacique da Aldeia do Alto do Tambá disse da sua emoção e satisfação pela realização do Acampamento está sendo na sua comunidade. Agradeceu aos realizadores e chamou a atenção para os participantes solicitando a presença de todos em toda programação, enfatizando que “o conhecimento só se adquire por meio da educação”.

O Presidente da ANID, Percival Henriques agradeceu o empenho da equipe realizadora que não mediu esforços para elaborar a programação do evento, com temas específicos, trazendo especialistas da área convidados, além de colaboradores para o sucesso deste acampamento. Ele ressaltou que a segunda edição inspira outras ações a serem realizadas em outras comunidades, a exemplo dos povos originários, indígenas, quilombolas e ciganos, entre outros. A finalidade é oferecer oportunidades através da inclusão digital, pois “nossas ações visam envolver as comunidades em busca para alçar voos. Esses conhecimentos precisam ser compartilhados. Estamos aqui para aprender, muito mais que ensinar. Esse é o objetivo do nosso evento”, finalizou.   

A solenidade foi encerrada com um toré dos Potiguara, a dança sagrada dos povos indígenas  envolvendo os presentes. Cerca de 400 pessoas participaram da segunda edição do Acampamento Inclusivo  que interagiram nos debates, relacionados ao acesso da internet e os cuidados que devem ter ao usá-la  e o acesso à internet como direito humano e fundamental.

 

APOIO

Instituições parceiras que apoiam o evento