Notícias

Oficina de Pintura Indígena Potiguara será oferecida nesta edição do Acampamento

Uma das oficinas que será oferecida no Acampamento inclusivo que vai acontecer nos dias 13,14 e 15 de dezembro, na Baía da Traição-PB, na Aldeia Alto de Tambá, será de pintura Indígena Potiguara, ministrada pelo artesão indígena Clebson dos Santos. 

 

Para os interessados, é uma oportunidade para conhecer sobre as pinturas corporais produzidas pelos povos indígenas e suas etnias, noções sobre os símbolos, aprender como são produzidas as tintas, a predominância das cores e o que os traços representam na cultura e história desse povo. A atividade vai ser realizada no dia 15, sendo duas turmas de 15 participantes. Uma começará às 9hs até às 12h20mim e a outra das 14h às 17h. São duas turmas de 15 participantes As inscrições são gratuitas.

 

De acordo com  Clebson, “mesmo num curto espaço de tempo é possível que as pessoas já saem da oficina pintando algo, a exemplo de um símbolo, vai depender da aptidão e esforço de cada um”. Ele disse que vai falar um pouco da teoria e depois ensinará a prática, portanto é importante que os interessados cheguem no horário divulgado.  

As pinturas corporais do povo Potiguara não são apenas tatuagens. Os  traços representam proteção espiritual e é uma marca da sua cultura. Além de presente nos corpos, também estão nas casas que habitam, em escolas, prédios de associações, organizações, igrejas católicas, entre outros locais.

 

Os símbolos das pinturas Potiguara são utilizados como logotipos do Programa de Educação Tutorial (PET), da Associação dos Universitários Potiguara (AUP), da Organização de Professores Indígenas Potiguaras (OJIP), da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) e do Campus IV, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em Rio Tinto.

 

Clebson Bernardo dos Santos- É Potiguara, da Aldeia Silva da Estrada. Agente de Saúde , Artesão, trabalha com pinturas indígenas e design e atua no movimento da juventude indigena de Baía da Traição .   

O Acampamento Inclusivo é promovido pela Associação Nacional para Inclusão Digital (ANID), pela Secretaria de Educação da Baía da Traição e pelo Governo do Estado da Paraíba, com apoio da Prefeitura Municipal da Baía da Traição, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (cgi.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (nic.br). As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.

#cgi.br #nic.br

 

APOIO

Instituições parceiras que apoiam o evento